Silêncio

O silêncio é uma forma sutil de sentir e a maneira mais fácil de encontrar alguém que não pergunte nada, que não questione ou fale sobre coisas que você não quer/precisa ouvir. O silêncio é a busca por alguém que apenas sente ao seu lado e segure sua mão, mesmo sem saber que é o que você mais precisa no momento.

O silêncio te mostra quem está ao seu lado, quem te olha com respeito e quem te apoia de verdade. O silêncio não é falta de palavras, mas uma mente barulhenta, um coração perturbado e uma voz que se perdeu. O silêncio é a falta de companhia a é ausência de pessoas que a gente ama. Não se trata de pessoas de momento, de pessoas passageiras ou de uma conversa ou outra. Eu estou falando de amor, daquela pessoa que a gente olha com admiração e respeito, que a gente não precisa dizer nada e ela já nos abraça com aquele abraço quente que nos diz: "estou aqui!". 

O silêncio é dor de distância, é sofrer sem incomodar e chorar sem ser percebido. O silêncio é o pensamento tentando entender o "porquê", tentando encontrar a falha, a falta ou pecado. O silêncio é questionamento constante. O silêncio é falta e excesso de presença. Falta de verdade e excesso de efemeridade. 

O silêncio tem me feito perceber o quanto somos frágeis, inocentes e imaturos. O quanto investimos em palavras o que queremos no silêncio.


E se não quisermos, não pudermos, não soubermos, com palavras, nos dizer um pouco um para o outro, senta ao meu lado assim mesmo. Deixa os nossos olhos se encontrarem vez ou outra até nascer aquele sorriso bom que acontece quando a vida da gente se sente olhada com amor. Senta apenas ao meu lado e deixa o meu silêncio conversar com o seu. Às vezes, a gente nem precisa mesmo de palavras.



4 comentários:

  1. Oi Márcia,
    O texto é lindo. Sou famosa por ser quietinha e fiquei ainda mais quieta depois que tirei a tiroide e fiquei com sequela na voz. Falo baixo, rouco e pouco... sou mesmo mais de pensar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betty, minha querida, uma das coisas que aprendi nestes últimos tempos foi a silenciar a voz, agora preciso aprender mais a silenciar a mente.
      bjs

      Excluir
  2. Que texto lindo... Silêncio barulhento... E silêncio tranquilo... uma coisa é certa, tanto um quanto o outro nos trazem reflexões importantes, faz a gente se encontrar com a gente mesma. Estou aqui, viu?!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Sheilinha! Tenho tido esses momentos de reflexões, mas ainda preciso aprender muito a silenciar a mente!

      Excluir

Quando eu pensei que você fosse som, descobri que é poesia

O som, a voz, o ser. O jeito, a delicadeza, a inquietação, a possibilidade. O nada, a incerteza, o abismo. A aventura, o risco. Tudo iss...